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Solidão sem fim



Sentimentos e valores - o autodescobrimento


(...) O homem, cada um dos homens, é um sonho a mais, um sonho fugaz criado pelo tenaz e constante vontade de viver, imagem efêmera que o espírito infinito da natureza desenha na página do tempo e do espaço impressa nela alguns instantes logo se desfaz para dar lugar a muitas outras.
(...) Nossa vida é um episódio que perturba, sem nenhuma utilidade, a serenidade do nada.
(Arthur Schopenhauer)

No curta, "Sol", o protagonista do desenho vai relatando suas descobertas sobre o mundo através de gestos. Começa pela descoberta de Si mesmo, fisicamente, depois as pessoas que passam por sua vida, pessoas brutas, pessoas amigas, pessoas amadas... Porém,
de repente "Sol" começa a perder essas pessoas e é tomado pela tristeza. Relegado ao abandono e à solidão, passa a "sentir" suas emoções. Seu mundo, que era alegre e feliz passa a ser triste e solitário. Desta forma, "Sol" descobre que modificar essas emoções depende, exclusivamente, de atitudes pessoais: suas maneiras de reagir ao sentimento negativo de forma a eliminá-lo e reencontrar alegria e satisfação.
Comumente, em nossas vidas, passamos por situações de alegria, bem estar, amizade e amor, também temos momentos de tristeza, angústia e solidão.
Nossos esforços devem ser concentrados em lidar com esses sentimentos, viver e aproveitar os momentos felizes com tranquilidade e os momentos "menos felizes" com a "devida" sabedoria para superá-los. Estar atento e aprender sobre nós mesmos, nosso corpo e nossas emoções é fundamental para nosso processo de individuação e autodescoberta.
Temas que podem ser trabalhados a partir do curta:
1. Em Psicologia (comportamento):
  • Sentimentos como: solidão, tristeza, alegria, felicidade
  • Valores como: tolerância, respeito e amor.
2. Em Língua Portuguesa
  • Leitura de Contos Infantis que retratem tais sentimentos e valores.
3. Em Artes
  • Expressão dos sentimentos através da Arte.
Fases do trabalho:

1. Apresentação do curta "Solidão sem fim"

2. Conceituar os sentimentos como: solidão, tristeza, alegria, felicidade e valores como: tolerância, respeito e amor

3. Pesquisar sobre as formas de expressão desses sentimentos e valores
a. Na escola
b. Na família
c. Na sociedade

4. Ler contos infantis e discutir sobre os sentimentos e valores expressos nos mesmos

5. Discutir (com Ensino Médio) o texto:
... Fiz de mim o que não soube,
e o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
estava pegada à cara...
(Tabacaria "O Eu profundo dos Eus" Fernando Pessoa)

6. Criar um conto que contenha sentimentos e valores levantados pelo grupo.

Anexo 1

Sentimentos e Valores: Sugestão de Contos a serem trabalhados

 João e Maria, dos irmãos Grimm, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da ESPERANÇA.

 O Patinho Feio e João Pato, ambos de Hans Christian Andersen, especialmente as versões que constam da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da VONTADE.

 Cinderela, dos irmãos Grimm, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o do PROPÓSITO.

 Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da COMPETÊNCIA.

 O Barba Azul, de Charles Perrault, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da FIDELIDADE.

 Riquê de Topete, de Charles Perrault e, O Rouxinol, de Hans Christian Andersen, especialmente as versões que constam da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o AMOR.

 Os sapatinhos vermelhos de Hans Christian Andersen e A Donzela sem mãos, dos irmãos Grimm, especialmente as versões que constam da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da CONSIDERAÇÃO.

 Pele de foca, pele da alma, de origem celta, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado: SABEDORIA.

Fonte: Exercitando Valores Através dos Contos de Fadas, de minha autoria In: Http://Neteducacao.Globo.Com/Site/Index.Jsp

Bibliografia de Apoio:
ANDERSEN, Hans Christian. O Patinho Feio. Porto Alegre: Kuarup, 1994. (Coleção Era uma vez...Andersen 1).
_____________________. João Pato. Porto Alegre: Kuarup, 1994. (Coleção Era uma vez...Andersen 4).
_____________________. O rouxinol. Porto Alegre: Kuarup, 1994. (Coleção Era uma vez...Andersen 11).
ESTÉS, Clarissa Pinkola. Os sapatinhos vermelhos. In. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. 11ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. pp. 271-275.
___________________. Pele de foca, pele da alma. In. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. 11ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. pp. 323-328.
FRANZ, Marie Louise Von. O Feminino nos Contos de Fadas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. (Versão de Grimm de "Das Mädchen ohne Hände"). pp. 111-6)
____________________. Individuação nos contos de fada. São Paulo: Paulinas, 1984.
GRIMM, Jacob e Willhelm. Contos de Grimm (Obra Completa). Belo Horizonte-Rio de Janeiro: Itatiaia, 2000.
____________________.Cinderela. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez...Grimm 8).
____________________. Joãozinho e Mariazinha. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez...Grimm 3).
____________________. Os Músicos de Bremen. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez...Grimm 11).
____________________. Os Contos de Grimm. 4ª. ed. São Paulo: Paulus, 1989.
PERRAULT, Charles. O Barba Azul. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez... Perrault 2).
______________. Riquê de Topete. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez... Perrault 5).

Fonte: https://www.curtanaescola.org.br/planodeaula/Default.aspx?movie=5155&lessonplans=756

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